Passo a passo para realizar o cadastro CNES
Entenda tudo o que você precisa sobre o CNES e evite problemas com a fiscalização
Se você é um profissional da área da saúde e possui uma empresa médica, provavelmente já ouviu falar sobre o CNES.
Mas você sabe o que essa sigla significa? Sabe quem, de fato, precisa realizar esse cadastro e como fazê-lo?
No artigo de hoje, você terá a resposta para essas e outras perguntas. Sendo assim, continue conosco e tire suas dúvidas sobre o assunto.
O que é o CNES?
O CNES é a sigla para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e consiste em um registro realizado pelas empresas da área da saúde junto ao governo para que sejam reunidas e organizadas todas as informações referentes a essas empresas no Brasil.
As informações obtidas nesse registro permitem que os serviços de saúde disponíveis sejam melhor gerenciados, além de permitirem a identificação das regiões que necessitam de maiores investimentos.
Quem precisa ter o CNES?
Conforme estabelecido no artigo 4º da Portaria nº 1.646/2015:
O cadastramento e a manutenção dos dados cadastrais no CNES são obrigatórios para que todo e qualquer estabelecimento de saúde possa funcionar em território nacional, devendo preceder aos licenciamentos necessários ao exercício de suas atividades, bem como às suas renovações.
Dessa forma, qualquer empresa do setor da saúde precisa realizar o cadastro no CNES, o que inclui:
- Hospitais;
- Clínicas odontológicas;
- Clínicas de fisioterapia;
- Consultórios médicos;
- Policlínicas etc.
Vale ressaltar que, por se tratar de uma obrigatoriedade, não realizar esse cadastro irá trazer uma série de problemas para você, como o pagamento de multas e o impedimento de receber pagamentos ligados ao SUS e/ou às operadoras de planos de saúde.
Agora que você já sabe quem precisa realizar esse cadastro, vejamos a seguir o passo a passo para realizá-lo.
Como fazer o cadastro CNES?
Para realizar o cadastro CNES, você pode seguir o passo a passo abaixo:
Passo 1 – o primeiro passo é seguir até o gestor local encarregado de realizar o procedimento (a Secretaria Municipal ou Estadual de Saúde). Lá, será solicitada a entrega da documentação que atesta a conformidade legal da sua empresa.
Passo 2 – acesse o site do CNES, preencha a documentação solicitada e a entregue ao gestor local.
Passo 3 – no mesmo site, no campo “Serviços”, clique em “Gestores” e preencha os dados solicitados pelo sistema.
Passo 4 – imprima as fichas geradas pelo sistema após o preenchimento dos dados e as entregue à vigilância sanitária da sua região em duas vias, bem como as demais documentações e as licenças devidas.
Realizado esse processo, basta aguardar o número de CNES que será gerado para o seu estabelecimento.
Todo esse processo requer muita atenção e a obtenção e reunião de um grande número de documentos, por isso é fundamental que você conte com um suporte especializado para tornar todo esse processo mais rápido, simples e efetivo.
Sendo assim, você pode contar conosco, da Pretorian!
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Nós, da Pretorian, somos uma contabilidade especializada em empresas da área da saúde que atua desde 2005 no mercado, prestando serviços de excelência nas áreas de assessoria contábil fiscal e tributária, abertura e legalização de empresas e muito mais.
Dessa maneira, temos a experiência, a tecnologia, a dedicação e a tecnologia de que você precisa para realizar o seu cadastro CNES sem complicações e para cuidar de toda a rotina contábil e legal da sua clínica ou consultório.
Diante disso, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas sobre o assunto e para aproveitar os benefícios de contar com os nossos serviços especializados.
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