Saiba quais são os documentos necessários para declarar Imposto de Renda
Conhecer quais são os documentos necessários para realizar a declaração de seu Imposto de Renda é crucial para evitar problemas. Confira neste artigo quais são eles!
Durante o período em que os contribuintes devem se atentar a todas as questões referentes ao Imposto de Renda, diversos questionamentos surgem.
Dentre os principais, está a dúvida sobre quais são os documentos necessários para declarar IR.
Afinal, nem todos têm o devido conhecimento ou prestam atenção nas informações passadas pela Receita Federal.
Dessa maneira, nós, da Pretorian Contadores Associados, preparamos este artigo para te orientar sobre quais são realmente os documentos necessários para que você consiga enviar a declaração informando os seus rendimentos de maneira correta.
Portanto, caso possua alguma dúvida, ou queira se inteirar do assunto, siga conosco até o final!
Desejamos que tenha uma excelente leitura!
Imposto de Renda: o que é preciso saber sobre a documentação?
A fim de declarar o seu Imposto de Renda de maneira correta, sem maiores imprevistos, é crucial que você tome conhecimento sobre todas as questões que envolvem esse período, obviamente.
No entanto, hoje, abordaremos uma das principais situações à qual se deve ter atenção: a documentação.
Afinal, saber qual a documentação irá otimizar o seu tempo no momento de enviar as informações, visto que você poderá fazer a separação de maneira antecipada.
Sendo assim, acompanhe a seguir quais são os documentos necessários para declarar IR.
Quais são os documentos necessários para declarar IR?
Dentre os documentos necessários a serem apresentados, estão aqueles que demonstram:
- Informações sobre o contribuinte: documentos de identidade do contribuinte e de seus dependentes, informativos sobre endereço e sobre profissão, dados da conta bancária para restituição, por exemplo, e cópia da última declaração de IR com o número de recibo;
- Comprovante de renda: aqueles que informem à Receita Federal os rendimentos provenientes de salário, a distribuição de lucros, o recebimento de aluguéis, de aposentadoria ou de pensão, assim como os rendimentos bancários, o DARF, os rendimentos de previdência privada e outras rendas, como herança, doações, entre outras;
- Comprovantes de bens e de direitos: como boleto do IPTU 2021, escritura de compra e de venda de imóvel com cópia da matrícula do imóvel em questão, bem como outros comprovantes pertinentes à compra e à venda desses bens ou desses direitos;
- Comprovantes de rendas variáveis: DARFs de renda variável, documentos que informem o rendimento auferido em renda variável e controle de compra e de venda de ações, como investimentos na bolsa de valores, ou apuração mensal de impostos;
- Comprovantes de pagamentos: alguns dos comprovantes de pagamentos necessários para realizar a declaração de IR são aqueles pertinentes a gastos com educação, com saúde, com doações, com pensão alimentícia, com pagamento da Previdência Social ou privada, desde que conste o CNPJ da empresa emissora, com carnês de contribuições ao INSS, entre outros.
Vale ressaltar que recibos pertinentes a gastos com testes de covid deveriam constar entre os documentos, no entanto a Receita Federal optou por tornar isso dedutível, dada a alta procura por testes durante a virada de ano.
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Eventuais problemas diante das informações enviadas
Ao realizar o envio de sua declaração de IR, assim como apresentação de seus documentos, a Receita Federal, como de praxe, realiza uma verificação para identificar possíveis inconsistências ou dados incorretos.
Tal ação pode gerar problemas aos contribuintes, em caso de identificação de falhas ou de erros.
Diante desse cenário, é possível que o contribuinte caia na malha fina, tendo que realizar novos procedimentos para que consiga retificar os erros na declaração enviada.
Entretanto, cair na malha fina pode gerar diversos transtornos, como irregularização do CPF, fazendo com que seja impossível abrir contas bancárias, tirar passaporte, solicitar créditos e outras coisas mais.
O principal fator para que o contribuinte seja pego na malha fina é a correria para separar os documentos necessários, porque acaba esquecendo de algum e preenchendo de maneira incorreta.
Por conta disso é que se torna essencial se programar, a fim de que seja possível organizar os documentos necessários para declarar IR antecipadamente e, consequentemente, evitar os problemas.
Além disso, é fundamental que se considere contar com profissionais da contabilidade para orientar e para ajudar não somente com a separação de toda a documentação, mas em todo o processo.
O suporte de uma contabilidade pode trazer maior eficiência
Contar com profissionais da contabilidade para auxiliar você durante a separação de toda a documentação para realizar o envio de sua declaração de Imposto de Renda é essencial a fim de evitar maiores problemas.
Dessa forma, você terá maior assertividade e eficiência no processo.
E nós, da Pretorian Contadores Associados, podemos te ajudar com tudo isso!
Dispomos de um time de profissionais altamente qualificados e com a devida expertise, além de diversos recursos e estratégias para encontrar as melhores soluções de acordo com suas reais necessidades.
Oferecemos diversos serviços, de maneira flexível, para que consigamos atingir os nossos objetivos: otimizar a gestão de resultados dos nossos clientes.
Estamos há mais de 15 anos no mercado atuando de maneira eficiente e prezando sempre a qualidade de nossos serviços para que você, cliente, permaneça sempre satisfeito com o que está sendo realizado.
Prestaremos o devido suporte para que consiga compreender quais, de fato, são os documentos necessários para declarar IR e evitar transtornos com a Receita Federal.
Além disso, buscaremos obter as informações mais precisas para que seja possível tomar a melhor decisão.
Sendo assim, converse com nossos profissionais e veja de que maneira podemos te ajudar com todas as questões envolvendo a documentação, assim como com o processo para declarar o Imposto de Renda de maneira geral.
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