Sabia que o planejamento tributário ajuda sua clínica a ter mais economia de impostos?
O planejamento tributário é uma estratégia utilizada por muitas empresas para reduzir a carga tributária que precisam enfrentar. Leia o nosso artigo e entenda por que fazê-lo em sua clínica!
Sabia que, por meio do planejamento tributário, você consegue estar em dia com o fisco e reduzir a carga tributária que sua clínica precisa suportar?
Essa estratégia está sendo cada vez mais difundida em diferentes tipos de empresas e apresenta aplicação crescente nos diversos segmentos, inclusive negócios da área de saúde.
Dessa forma, a fim de que você entenda mais sobre os benefícios do planejamento tributário e de que, também, possa usufruir deles em sua empresa foi que preparamos este artigo.
Em nosso texto, vamos entender o que ele é, por que é importante e quais cuidados ter ao realizar o planejamento tributário em sua clínica.
Fique com a gente até o final e faça uma excelente leitura!
O que é o planejamento tributário?
Atualmente, no Brasil, existem três diferentes formas mais comuns de se apurar impostos de empresas, a saber:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
Eles são chamados de “regimes tributários”, sendo que cada um deles possui especificações as quais podem fazer com que um ou outro seja mais vantajoso, dependendo do tipo e das movimentações ocorridas na empresa.
Nesse contexto, o planejamento tributário vem para estudar qual desses enquadramentos será mais econômico e trará mais vantagens ao negócio.
Para isso, é necessário fazer uma projeção dos resultados que a empresa terá com base nos números passados do empreendimento.
De posse dessas informações, são calculados os tributos em cada um dos regimes para se entender quais deles trazem mais economia ao estabelecimento.
Por que ele é importante?
Realizar o planejamento tributário em uma empresa é necessário, pois, a partir dele, entende-se, com mais segurança, qual a maneira de recolher tributos permitida por lei é mais econômica para o empreendimento.
Quando ele é realizado, é fundamental que o profissional faça o levantamento de todas as regras que a empresa deverá cumprir.
Isso vale tanto em relação ao cálculo de impostos quanto para outras obrigações, como envio de declarações.
Diante disso, o planejamento tributário também contribui para a conformidade fiscal da empresa.
Outra vantagem é que, ao ser realizado, também se busca identificar a existência de incentivos fiscais os quais possam ajudar a diminuir ainda mais a carga tributária da empresa.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Pretorian Contabilidade (@pretoriancontabilidade)
Quais os cuidados ter ao realizá-lo em seu negócio?
Como já deu para perceber, trata-se de um estudo de alta complexidade e demanda um profundo conhecimento do profissional sobre o assunto.
Caso ele não seja feito com prudência e da maneira correta, poderá causar sérios prejuízos no futuro, fazendo com que o empreendimento tenha que pagar juros, multas e até mesmo sofrer autuações.
Ainda, é importante buscar levar ao máximo em consideração aspectos relacionados ao mercado que possam interferir na tributação da empresa.
Pretorian: de tributos, a gente entende!
Como vimos, o planejamento tributário é uma estratégia eficiente a qual auxilia gestores de clínicas a reduzirem sua carga tributária e a estarem em dia com o fisco.
Porém, devido à complexidade da tarefa, é importante que ele seja feito por profissionais experientes, que entendam de tributação de maneira ampla e profunda e que conheçam o mercado em que o negócio opera.
Nós, da Pretorian, somos uma contabilidade que tem o conhecimento tributário necessário para ajudar você a realizar o seu planejamento com eficiência.
Somos especialistas em empresas da área de saúde e vamos ajudar você a ter mais eficiência na apuração de impostos.
Clique no botão abaixo, fale com um de nossos especialistas e saiba como!
Preciso enxugar os gastos com tributos e garantir a conformidade fiscal da minha empresa!