O guia de que você precisava sobre margem de contribuição e ponto de equilíbrio
Aprenda como a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio afetam a saúde financeira da sua empresa.
Margem de contribuição e ponto de equilíbrio são fatores de extrema importância para o sucesso de uma empresa, independentemente do seu porte e setor de atuação.
Afinal, através da análise desses elementos, é possível identificar o faturamento mínimo necessário para a manutenção da empresa.
Esse entendimento é essencial para manter a sustentabilidade da empresa e para que seja possível projetar o crescimento do negócio.
Isso porque, além de indicar a saúde financeira da empresa, esses elementos também destacam a importância e lucratividade de cada produto ou serviço vendido em sua empresa, o que ajuda a melhorar suas tomadas de decisões.
Portanto, se você deseja saber mais sobre o que de fato é a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio, como funcionam e se relacionam, continue a leitura conosco.
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O que é a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio?
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Margem de contribuição
A margem de contribuição representa o quanto a empresa ganha em cada venda depois de cobrir as despesas e os custos variáveis sobre essas vendas em determinado período. Ela pode ser calculada por produto quanto pelo valor total dos produtos.
Lembrando que o preço final do produto, aquele que chega ao consumidor final, deve ser maior que o custo envolvido na sua produção. É exatamente por isso que o cálculo deve considerar o valor das vendas e subtraí-lo pelos custos variáveis.
Por fim, vale ressaltar que o aumento da margem de contribuição dos seus produtos depende diretamente do lucro gerado por esses produtos. Desse modo, esse aumento precisa acompanhar o faturamento da empresa.
A margem de contribuição, portanto, é uma medida importante da saúde financeira da sua empresa.
Se a sua margem de contribuição está negativa, significa que a sua empresa está perdendo dinheiro em cada venda. Se a sua margem de contribuição está positiva, significa que a sua empresa está gerando lucro em cada venda.
As empresas precisam ter uma margem de contribuição positiva para permanecerem viáveis.
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Ponto de equilíbrio
Já o ponto de equilíbrio ocorre quando a empresa tem suficientes vendas para igualar suas receitas e despesas, mas ainda não obteve lucros. Ele determina o momento em que a empresa começará a obter de fato esses lucros.
Desse modo, antes do ponto de equilíbrio, a empresa está perdendo dinheiro, depois do ponto de equilíbrio, a empresa está obtendo lucro.
Sendo assim, é fundamental que a empresa elabore um planejamento estratégico em conformidade com o ponto de equilíbrio da empresa, considerando o faturamento necessário que a empresa precisa ter para começar a lucrar.
Atenção: o seu lucro só virá quando a margem de contribuição ultrapassar o seu ponto de equilíbrio.
Como calcular a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio?
O primeiro passo para calcular a margem de contribuição é somar o CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) e o CV (Custo Variável). Em seguida, deve-se subtrair o resultado desses valores pelo PV (Preço de Venda), como você pode observar na fórmula abaixo:
Margem de Contribuição = PV – (CMV + CV) |
Lembrando que é importante transformar o valor bruto da margem de contribuição em porcentagem para fazer o cálculo do ponto de equilíbrio.
Mas como realizar o cálculo do ponto de equilíbrio? Para fazer esse cálculo, é necessário, primeiro, conhecer a sua margem de contribuição.
Isso porque, para calculá-lo, basta dividir o custo fixo total pela margem de contribuição, como podemos observar na fórmula abaixo:
Ponto de Equilíbrio = Custo fixo total (CF) / Margem de Contribuição (MC) |
Vejamos um exemplo: sua empresa apresenta margem de contribuição de 45%, e o custo fixo total de R$ 6 mil, qual o seu ponto de equilíbrio?
Nesse caso, o seu ponto de equilíbrio será de R$ 13,3 mil, tendo em vista que: PE = R$ 6 mil / 45%.
Como melhorar sua margem de contribuição e ponto de equilíbrio?
Para aumentar a margem de contribuição de seus produtos, você precisa aumentar o lucro gerado pela venda de cada produto.
Mas como fazer isso? Para isso, será necessário reduzir os custos variáveis que incidem sobre cada produto.
Quando esses custos diminuirem, a sua margem de contribuição para esse produto irá aumentar.
Como consequência, o seu ponto de equilíbrio será reduzido. Em outras palavras, a sua empresa levará bem menos tempo para começar a lucrar.
Desse modo, o seu negócio será muito mais rentável em um período bem mais curto.
Entretanto, sabemos que todos esses fatores exigem conhecimento e experiência na área contábil. Portanto, é fundamental contar com o apoio de especialistas para cuidar desses assuntos.
Assim, você garante maior segurança em suas vendas, seja na correta precificação dos seus produtos, na gestão do fluxo de caixa, no cálculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio, etc.
Além disso, você passará a ter mais segurança para focar na venda dos seus produtos e na captação de clientes.
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Assim, será possível ter a certeza de que o preço praticado em sua empresa é justo, competitivo e atrativo, garantindo o lucro necessário para que a sua empresa possa se manter saudável e lucrativa.
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