O BPO Financeiro pode potencializar o lucro das médias e grandes empresas em até três vezes.
O BPO Financeiro é uma ferramenta chave não somente para a gestão, mas também para a melhora dos resultados de sua empresa. Leia nosso artigo para saber mais.
O serviço de BPO Financeiro é um velho conhecido das empresas de maior porte. Por meio dele, é possível otimizar e automatizar processos no âmbito da gestão financeira e contábil.
Quanto mais um empreendimento cresce, maiores devem ser as buscas por soluções que possam proporcionar verdadeiras melhorias de processos.
Especialmente para as médias e pequenas empresas, investir em serviços de aprimoramento de atividades já executadas é essencial.
Por isso, a contratação de um BPO Financeiro gera uma série de benefícios.
Você sabe do que se trata essa ferramenta? Sabe como aplicá-la de forma eficiente em sua gestão empresarial?
Nos próximos parágrafos, discutiremos os principais pontos acerca do BPO financeiro, e mostraremos a você alguns motivos pelos quais ele é a melhor opção em gestão financeira para as médias e grandes empresas.
Leia nosso artigo até o final e aprenda a multiplicar seus resultados com segurança e confiabilidade!
O que é BPO Financeiro?
BPO é a abreviação em inglês para Business Process Outsourcing. Portanto, a contratação de um BPO consiste em uma terceirização de algum serviço ou atividade específica.
Considerando que a gestão contábil e financeira não faz parte do core da maioria das empresas, – isto é, não pode ser classificada como atividade fim – é interessante confiá-la a quem possui conhecimento suficiente para desempenhar suas atividades de maneira assertiva.
Ao utilizar os serviços de um BPO Financeiro, você delega as atividades próprias da contabilidade a uma equipe profissional.
Dessa delegação surge uma relação vantajosa para ambas as partes.
Para essa finalidade, as empresas geralmente costumam estabelecer parcerias com os escritórios de contabilidade responsáveis pela execução de outros de seus serviços.
Contudo, há uma série de critérios a analisar na escolha de um prestador de serviços de BPO Financeiro. Falaremos deles mais adiante.
Qual o tamanho do mercado do BPO Financeiro no Brasil e no mundo?
Para se ter uma ideia, há uma projeção para que o mercado financeiro e contábil movimente cerca de US$14,6 bilhões (R$79,7 bilhões, conforme a cotação atual) até 2025.
Esse dado consta de um relatório divulgado pela Market Report, a qual também prevê uma taxa anual de crescimento do mercado na ordem de 4,9%.
Considerando números de elevada ordem como os apresentados, é determinante para as médias e grandes empresas possuírem pessoal capacitado para lidar com todas as questões financeiras decorrentes desse crescimento.
No Brasil, o BPO Financeiro vem ganhando força desde a criação da Lei da Terceirização, em 2017.
Desde então, uma grande parcela do segmento empresarial opta por essa ferramenta como facilitadora de gestão.
Como funciona o BPO Financeiro?
Na prática, o funcionamento de um BPO Financeiro é dividido em três etapas:
- inicialização: fase em que se analisa em detalhes a vida financeira da empresa;
- manutenção de operações: a realização, de fato, das atividades terceirizadas;
- suporte estratégico permanente: etapa em que são gerados relatórios e propostas de mudanças de procedimento com fins estratégicos. Ocorre de maneira simultânea às tarefas de rotina.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Pretorian Contabilidade (@pretoriancontabilidade)
Quais atividades podem ser delegadas a um BPO Financeiro?
Conforme visto, as principais atividades da área de gestão contábil podem ser delegadas a um BPO Financeiro.
Abaixo, citamos algumas das principais para as médias e grandes empresas:
- conciliação bancária;
- armazenagem e tramitação documental;
- agendamento de pagamentos;
- elaboração de fluxo de caixa e demais demonstrativos financeiros;
- emissão de notas fiscais e cobranças;
- controle de contas a pagar e a receber;
- elaboração de relatórios para aprimoramento de estratégias e análise de indicadores.
Ressaltamos aqui que as tarefas citadas constituem um rol exemplificativo. A atividade de um BPO Financeiro é muito mais ampla, e dependendo do prestador e tipo de serviço escolhido, poderá variar.
Mas como entender exatamente qual o tipo de serviço de BPO Financeiro de que sua empresa necessita? Confira, a seguir, algumas dicas!
Quais as principais diferenças entre assessoria e consultoria de BPO Financeiro?
Antes de contratar um BPO Financeiro, é preciso compreender qual tipo de serviço é o mais adequado para seu modelo de negócio.
Assim sendo, ressaltamos a diferença entre assessoria e consultoria contábil nessa área.
Um serviço de assessoria diz respeito a atividades rotineiras, executadas em uma base diária. São atividades que contam com maior automatização, como a emissão de documentos e controle de caixa, por exemplo.
Já uma consultoria tratará de questões estratégicas, auxiliando sua empresa na análise de custos e em questões tributárias, por exemplo.
É uma ferramenta de apoio ao processo decisório.
Para escolher o melhor serviço de BPO Financeiro, médias e grandes empresas devem verificar suas necessidades, e de que maneira se beneficiariam do apoio profissional.
Quais benefícios o BPO Financeiro proporciona para médias e grandes empresas?
Independentemente da modalidade escolhida, os benefícios proporcionados pela contratação de um BPO Financeiro são inúmeros. A título de exemplo, temos:
- redução de custos operacionais;
- aumento na flexibilidade;
- economia de tempo para os colaboradores;
- controle financeiro minucioso, evitando perdas;
- informações e indicadores gerenciais precisos, para aprimorar estratégias com foco no aumento da lucratividade;
- maior segurança e confiabilidade nas decisões.
Pretorian Contabilidade: trabalhamos com experiência, responsabilidade e qualidade para potencializar os resultados do seu negócio
O crescimento de uma empresa ocasiona não somente o aumento em seu valor e lucratividade, mas também gera uma maior preocupação com tópicos como gestão, controle e compliance.
No entanto, nem sempre os detentores do conhecimento técnico para a atividade fim de um negócio possuem habilidades ou experiência suficientes para desempenhar essas tarefas.
Com o objetivo de solucionar esse problema, a contratação de um serviço de BPO Financeiro é uma excelente estratégia da qual as médias e grandes empresas podem lançar mão.
Para gerir o fluxo intenso de capital e despesas de empresas desse porte, é indispensável contar com o apoio de contadores experientes no assunto. Assim, você irá usufruir de maior tranquilidade ao administrar as pautas centrais de seu empreendimento.
A equipe da Pretorian Contabilidade possui profissionais altamente capacitados na área de Contabilidade Digital, e está pronta para suas necessidades e tirar suas dúvidas a qualquer momento.
Entre em contato conosco agora mesmo e conheça todos os benefícios que preparamos para você!
Contratar o serviço de BPO Financeiro!