Saiba como o orçamento empresarial é importante para a expansão do seu negócio.
Aprenda como fazer o orçamento empresarial e tenha sucesso nos negócios. Confira mais abaixo!
O orçamento empresarial é uma ferramenta/documento que possui todas informações sobre as despesas e receitas de uma empresa durante um certo período de tempo, normalmente um ano.
Ela se dá importante pois, será através dele que o gestor irá acompanhar a evolução da empresa, funcionando como um guia para as tomadas de decisões financeiras.
Desta forma, é possível efetuar projeções mais realistas para a futura evolução da empresa a longo prazo.
Apesar disso, vários microempreendedores acabam não utilizando essa ferramenta, por acharem que como são os próprios gestores do negócio, não precisam disso, o que é claramente um erro, tendo em vista que segundo dados do SEBRAE, 2020, as microempresas têm um índice de mortalidade de micro empreendimentos de 29%.
Orçamento empresarial: Saiba como ele irá auxiliar a empresa
Realize um diagnóstico do seu negócio:
A primeira etapa para efetuar um diagnóstico é se embasar em informações precisas e atualizadas da empresa, conhecer a realidade do seu negócio.
Inicie avaliando quais são as suas oportunidades, fraquezas e limitações.
É importante fazer uma análise bem detalhada da parte financeira da empresa, ou seja, pelo menos os 3 últimos anos, verificar itens como:
- Média de vendas;
- Lucros obtidos;
- Gastos com impostos;
- Gastos ordinários; e
- Períodos de sazonalidades referentes às vendas de produtos.
Definir metas e objetivos para o orçamento empresarial:
Primeiramente, é preciso estabelecer claramente quais são os objetivos que se deseja alcançar.
Depois disso, traçar metas e ações para alcançar estes objetivos, que devem ser realistas e mensuráveis.
As metas devem ser acompanhadas de planos de ação, pensando no que é preciso para que elas sejam alcançadas, como elas serão realizadas e quem será o responsável por garantir o cumprimento dela.
Lembrando que estes objetivos devem ser acompanhados periodicamente para que se verifique a sua aplicabilidade ou se alguns deles precisam ser revistos e reajustados.
Escolha a ferramenta ideal para sua empresa:
A partir dos dados que foram coletados é possível começar a elaboração de seu orçamento empresarial.
Essa escolha irá depender do porte e desenvolvimento da empresa. Quando elas são maiores e com um estágio de desenvolvimento maior, precisam de ferramentas mais robustas, como os softwares de gestão, elas ajudam a automatizar os recursos e controles.
Enquanto que as empresas menores, acabam fazendo esse processo por controles dos próprios empreendedores, sendo uma boa dica utilizar os demonstrativos de resultado do exercício (DRE) e planilhas que possam auxiliar na elaboração do orçamento.
Dados de seu orçamento empresarial:
Agora que a ferramenta já foi escolhida, é preciso definir quais serão os dados que irão constar no orçamento empresarial, quanto mais completo ele for, mais haverá chances de conseguir bons resultados no período.
Entre os itens de destaque encontram-se:
- Ativo fixo
- Investimentos em máquinas e equipamentos;
- Empréstimos;
- Custos de produção;
- Despesas e as deduções de vendas;
- Receitas: as chamadas projeções de vendas; e
- Fluxo de caixa: as entradas e saídas de caixa.
Definir quais são os custos fixos e os variáveis:
É preciso definir de forma exata quais são as despesas fixas e variáveis, que representam os pontos de gastos e prováveis problemas para a empresa.
- Custos Fixos: são aqueles que acontecem da mesma forma todos os meses, como por exemplo: aluguéis, custos com telefone, seguros, gastos com salários dos colaboradores, gastos com tributação e serviços de contabilidade.
- Custos Variáveis: são aqueles que possuem variações durante os meses como: custos com energia elétrica, água e saneamento, custos com transportes, matérias-primas, reformas, transporte.
Quais são os tipos de orçamento empresarial:
É preciso definir de forma exata quais são as despesas fixas e variáveis, que representam os pontos de gastos e prováveis problemas para a empresa.
- Orçamento Base Zero: busca a adequação de todos os setores da empresa;
- Orçamento Matricial: são o cruzamento dos custos comuns da empresa X setores da empresa, mais utilizado por empresas que não tem o controle das finanças centralizadas;
- Orçamento Forecast: através dos antigos balanços patrimoniais, realiza uma análise baseada na performance anterior, não pode ser utilizado por empresas iniciantes;
- Orçamento Colaborativo: todos os colaboradores se tornam responsáveis pelo planejamento e execução da empresa;
- Orçamento Histórico: adota um planejamento financeiro que contempla o exercício inteiro.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Pretorian Contabilidade (@pretoriancontabilidade)
Projeções para o período
Baseado em tudo que foi informado até aqui, chegou o momento de efetuar as projeções de sua empresa.
Faça isso preferencialmente como um cronograma, onde é possível saber quais etapas serão cumpridas ao longo do ano, utilizando uma estimativa de despesas e receitas a receber, provisão de capital de giro, gastos com compras de equipamentos ou ferramentas e futuras projeções de crescimento.
Acompanhe os resultados
Baseado em tudo que foi informado até aqui, verifica-se que é necessário acompanhar o cumprimento do orçamento empresarial.
Esse monitoramento garante que a empresa tenha sucesso, pois poderá identificar falhas no processo, antes que possam se tornar problemas maiores que possam vir a causar danos ao seu negócio.
Ferramentas utilizadas para acompanhar os resultados
Como já foi dito aqui, o orçamento empresarial é muito importante e por isso precisa ser monitorado e acompanhado através do auxílio da tecnologia.
Pode ser efetuado através de um software de gestão ou então de planilhas que podem ser baixadas da internet, com muita facilidade.
Caso resolva escolher um modelo de planilha, alguns dados devem compor a mesma, são eles: entradas e saídas de materiais, os itens de venda da empresa e seus respectivos saldos e valores. Uma boa opção é utilizar cores para identificar quando o saldo está positivo ou negativo.
Contrate o auxílio especializado da Pretorian Contadores Associados para fazer o orçamento empresarial
Como vimos, o orçamento empresarial é baseado em uma série de previsões que serão feitas considerando aquilo que se espera que futuramente venha a acontecer na empresa.
Por isso, os dados históricos serão a base que permitirá efetuar a previsão dos recursos com o máximo de acertos, além de acompanhar os resultados e compará-los com aquilo que foi previamente planejado.
No entanto, para maior efetividade, é importante contar com o apoio especializado da Pretorian Contadores Associados.
Oferecemos serviços contábeis seguros e eficientes para que a sua empresa cresça cada vez mais. Clique em um dos botões de comunicação que disponibilizamos em nosso site e converse agora mesmo com um de nossos especialistas.
Contar com o auxílio de um contador para realizar um orçamento empresarial eficiente!